PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Essa disciplina ministrada pela
professora Larissa Monique, praticapedagogicaiv é uma disciplina que faz parte da grade curricular
de quem se propõe a fazer uma graduação na área de licenciatura, mas
especificamente nos cursos de Pedagogia ou de Letras.
Com as avanços da tecnologia, com a
facilidade de acesso a informação ao qual se dispõe essa geração, os alunos de
hoje já não são mais os mesmos de (20) vinte, (30) trinta anos atrás. Hoje eles
entram em sala de aula, respaldados de informações, de conhecimento, possuem
uma bagagem que devem ser consideradas.
A prática pedagógica vem quebrar com o paradigma de que apenas o professor é o que detém o conhecimento, tira o
professor do centro e considera que cada um possui saberes e conhecimentos que
devem ser levados em consideração. Ela atua no sentido de instruir o professor
da forma correta a se portar em sala de aula, de como se relacionar com o
aluno. Criando meios, metodologias, estratégias que facilite o ensino e os torne
prazeroso. O professor é apenas um mediador, um facilitador do conhecimento,
ele questiona, ele instiga a curiosidade do aluno, afim de tornar o aluno um
ser pensante, capaz de questionar a realidade, de não aceitar as coisas sem
antes refletir naquela ação.
A prática pedagógica é um processo de
observação por parte do professor, que vem mediante a prática. Ele observa os
conhecimentos que cada um já possui, e elabora a sua aula levando em consideração as
dificuldades e os conhecimentos que cada um tem, tentando adaptar da melhor
forma o conteúdo para ser transmitido em sala de aula, afim de que o mesmo não
seja prejudicado.
O professor não pode deixar de levar em
consideração que os avanços da tecnologia tem influenciado sim, a vida dos
alunos. O professor tem que estar aberto ao novo, ao diferente Ele tem que
romper com aquele conceito de ensino tradicional e usar a tecnologia a seu
favor. É um desafio, mas que deve ser criado mecanismos para facilitar, é
necessário dinamizar as aulas, inovar o seu jeito de dar aula, usar a
tecnologia a seu favor com metodologias e técnicas de ensino.
Oi Aristeia. Interessante seus posicionamentos. Quando você cita:
ResponderExcluir"O professor tem que estar aberto ao novo, ao diferente. Ele tem que romper com aquele conceito de ensino tradicional e usar a tecnologia a seu favor..."
Como isso pode acontecer na sala de aula?
Oi Larissa. Sabemos que com o advento das novas tecnologias o professor não pode deixar essa realidade de lado. Os alunos já chegam em sala de aula com um aparato de informação, estão cada vez mais conectados a esse mundo tecnológico. O professor precisa usar a tecnologia como meio de interação e não de justaposição.
ResponderExcluirIntegração. Exatamente. Fiquei curiosa para conhecer exemplos.
ResponderExcluirolá!
ExcluirSabemos que a realidade das nossas escolas dificultam esse processo de interação, e muitas vezes a falta de capacitação dos profissionais também tem impacto sore esse processo, pois o uso da tecnologia implica um novo modo de pensar, ensinar e aprender.
Por isso, é necessário testar essas tecnologias para ver se ela se enquadra na realidade dos alunos, antes de usá-las em sala de aula .
Por exemplo, o professor pode dinamizar as aulas com o uso de slide, trazer vídeos filmes que se enquadrem nos conteúdos, trabalhar com música. Se a escola possuir um laboratório de informatica, ele pode elaborar aulas que utilizem esse recurso, os alunos podem fazer pesquisas.
Temos o aparelho celular que é uma tecnologia acessível a quase toda maioria de estudantes, e por mais que a escola e muitas vezes os professores querem proibir o seu uso em sala de aula deveria utilizá-lo como o facilitador de aprendizagem, usar ele pra trabalhar com fotos, filmagens e até mesmo pesquisa na internet.
Esses recursos não podem substituir a presença do professor em sala de aula, mas ajudar na mediação eficiente da aprendizagem.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir